Brasil. (Foto: Pixabay) A Copa do Mundo no Catar já está logo ali e os ânimos de todos os fãs do futebol já estão exaltados, todos muito ansiosos não só para ver os embates entre as seleções mais fortes em nível técnico do mundo, mas também para saber quais serão os jogadores que poderão contar com a honra de ser convocado e vestir a camisa verde e amarela da seleção mais vencedora de todos os tempos, a seleção brasileira.Há pouco menos de cem dias para a copa, a tarefa de decidir quem está dentro e quem está fora deste evento histórico está nas mãos de Tite, o técnico que já está no comando da amarelinha há pouco mais de três anos. Eu não gostaria de estar no lugar de Tite, ainda mais se formos observar a quantidade de jogadores brasileiros de alto nível que estão se apresentando cada vez mais em todas as posições.E, como os últimos dois jogos amistosos à frente, já podemos ter uma boa ideia do que será a lista final de convocados. Mas, esta lista para os amistosos e algumas trouxeram alguns nomes novos e muito interessantes que deixaram muitas pessoas confusas, por isso vamos levar tudo isso em consideração e vamos entender melhor quais as melhores previsões para esta lista que está nos objetivos de qualquer jogador profissional.
Lista de convocados para os amistosos
Assim como diversas outras seleções, como uma tática de preparação e decisão final para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira fará dois jogos amistosos em setembro. O primeiro irá acontecer em 23 de setembro contra Gana em Le Havre na França, no estádio Oceane. O segundo jogo acontece logo depois em 27 de setembro contra a seleção da Tunísia no grande estádio casa do PSG, Parque dos Príncipes.Dia 9 de setembro, Tite anunciou quais seriam os convocados para disputar os dois amistosos, e deixou claro que a sua lista de convocados possui uma série de jogadores teste, ou seja, jogadores que ainda não tem espaço garantido na lista final, mas demonstraram grande potencial e por isso foram convocados, assim Tite pode vê-los em ação vestindo a camiseta pesada da seleção brasileira.A lista divulgada por Tite apresentou os seguintes jogadores convocados para os amistosos:
- Goleiros
Alisson (Liverpool)Weverton (Palmeiras)Ederson (Manchester City)
- Zagueiros
Bremer (Juventus),Eder Militão (Real Madrid)Marquinhos (PSG)Ibañez (Roma)Thiago Silva (Chelsea)
- Laterais
Danilo (Juventus),Alex Sandro (Juventus),Alex Telles (Sevilha)
- Meio-campistas
Bruno Guimarães (Newcastle)Casemiro (Manchester United)Everton Ribeiro (Flamengo)Fabinho (Liverpool)Fred (Manchester United)Lucas Paquetá (West Ham)
- Atacantes
Antony (Manchester United)Roberto Firmino (Liverpool)Matheus Cunha (Atlético de Madrid)Neymar (PSG)Pedro (Flamengo)Raphinha (Barcelona)Richarlison (Tottenham)Rodrygo (Real Madrid)Vinicius Jr. (Real Madrid)Esta lista de jogadores trouxe uma série de dúvidas sobre a lista final, já que alguns nomes muito cotados para a seleção e que sempre eram convocados ficaram de fora, enquanto alguns jogadores voltaram de outras pequenas oportunidades, e também alguns nomes inesperados que agora tem a sua primeira chance defendendo a camisa verde e amarela.Para começar, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus ficaram de fora desta convocação, o que causou uma grande estranheza e abriu a possibilidade para a discussão de que Tite está testando diferentes jogadores em diferentes táticas para decidir quais irá utilizar no mundial.Por outro lado, temos três jogadores que já haviam sido chamados e dois destes jogadores não tiveram grandes chances de apresentar o seu futebol. Pedro e Everton Ribeiro do Flamengo são estes jogadores que agora tem as suas chances de mostrar do que são capazes, assim como Roberto Firmino, que já é um nome conhecido na seleção, mas não estava sendo convocado faz um tempo.As grandes novidades na convocação estão na zaga, Tite deixou a entender que a zaga da seleção ainda não está totalmente definida e os jogadores devem apresentar o seu melhor para conseguir uma vaga, já que convocou cinco jogadores para a zaga nestes dois amistosos, Ibañez do Roma e Bremer, que acaba de ser contratado pela Juventus.
Nomes que vem se destacando e podem ser chamados por Tite
Tite vem deixando claro que há meses está observando de perto a atuação dos jogadores em seus times, e disse para que todos deem o seu melhor para que ele possa ter uma visão mais clara de quais são os atletas que merecem uma posição na lista final que irá à no Catar.Ao que parece, os jogadores o escutaram e existem vários jogadores que estão jogando em alto nível em 2022 de olho em uma vaga na lista de Tite. Separamos aqui abaixo os que mais se destacaram e, possivelmente, terão uma vaga na lista de até 55 jogadores que Tite poderá levar para o Catar.
- Pedro e Everton Ribeiro – Flamengo
Os dois jogadores têm se destacado na campanha do Flamengo nesta segunda metade de 2022, mesmo com um início de temporada fraca, com a contratação de Dorival, os dois jogadores puderam mostrar o seu melhor levando o Flamengo para a final da Copa do Brasil e da Libertadores, além de ainda estar brigando pelo título brasileiro.Pedro parece estar nas graças de Tite, já que a camisa 9 ainda não tem um dono definitivo na seleção, mas ainda precisa disputar com Gabriel Jesus pela vaga. Da mesma forma, Everton Ribeiro precisa brigar com Philippe Coutinho pela posição e esta será uma briga bem parelha.
- Gabriel Jesus – Arsenal
A temporada passada não foi muito boa para este jogador que acabou ficando de fora das listas de Tite, mesmo já tendo participado da última Copa do Mundo. Mas, Gabriel Jesus se mostrou como o melhor jogador do Arsenal após a sua transferência vindo direto do Manchester City sem grandes expectativas.
- Ibañez – Roma e Bremer – Juventus
As grandes novidades neste cenário são os dois zagueiros que se entrosaram no Roma, Tite já observava o entrosamento e o nível técnico dos dois nesta temporada jogando pelo time italiano. Bremer chamou a atenção da Juventus por ter sido o melhor zagueiro do campeonato italiano e o jogador assinou contrato com a Juve recentemente. Porém, ainda não sabemos como os dois irão se portar nos amistosos, teremos de esperar para ver.
Concluindo
Uma coisa é certa: O futebol brasileiro está apresentando um nível técnico altíssimo em 2022, temos uma possível equipe com os melhores dos melhores em diversas posições que podem levar a seleção brasileira para o seu sexto título mundial.Agora, vamos cruzar os dedos, confiar no julgamento de Tite e aguardar os próximos passos!