foto: Montagem com fotos de Victor Souza/Tombense, Rafael Bandeira/Sport, Lucas Uebel/Grêmio e Daniel Ramalho/Vasco
Com a má fase de Grêmio e Vasco, times como Londrina e Sport se aproximaram do G4 da Série B
A Série B do Campeonato Brasileiro se aproxima de sua fase final. Perto da 30ª rodada, a competição ganha novos roteiros a cada partida e a briga pelo acesso à Primeira Divisão vai se afunilando. Se Cruzeiro e Bahia parecem já ter encaminhado suas vagas, times como Grêmio e Vasco ainda lutam para não ficar fora do G4. O Ituano tem 12% de chance de voltar à Série A – foto: Raul Pereira/Ituano O Tombense tem 14,2% de chance de voltar à Série A – foto: Victor Souza/Tombense O Sport tem 18,3% de chance de voltar à Série A O Londrina tem 29,8% de chance de voltar à Série A – foto: Ricardo Chicarelli/Londrina O Vasco tem 51,3% de chance de voltar à Série A – foto: Daniel RAMALHO/CRVG O Grêmio tem 63,8% de chance de voltar à Série A – foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA O Bahia tem 93,6% de chance de voltar à Série A – foto: San Junior/Bahia O Cruzeiro tem 99,99% de chance de voltar à Série A – foto: Thomás Santos/Staff Images
A briga por vagas no G4 da Série B está acirrada. Se Cruzeiro e Bahia parecem ter encaminhado suas vagas, outras equipes ainda lutam para voltar à elite do Campeonato Brasileiro
Cruzeiro
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Cruzeiro tem 99,99% de chance de voltar à elite ao final da temporada. Líder da Série B, a Raposa tem 58 pontos e .
Bahia
Logo atrás no ranking vem o Bahia, com 93,9% de chance de classificação à Série A. O Tricolor de Aço faz uma campanha estável nesta temporada e está em segundo lugar na Segundona, com 47 pontos.
Grêmio
Saiba mais
Na terceira posição da Série B, o Grêmio tem mais de 30% a menos de chance de classificação que os dois primeiros colocados. Os matemáticos da UFMG afirmam que a probabilidade do Tricolor de voltar à Série A é de 63,8%. Apesar de terem 44 pontos, os gaúchos não vencem há quatro rodadas e viram os rivais se aproximarem na tabela após a sequência de tropeços. “Dentro do vestiário hoje, eu vi que eles estavam muito cabisbaixos e chamei a responsabilidade pra mim. Chamei todos pra nós mudarmos e, a partir de agora, passar uma borracha nesses quatro jogos que foram horrorosos”, disse Denis Abrahão, vice-presidente do Grêmio, , nessa terça-feira (30/8).
Vasco
Quem vive uma situação parecida a do Grêmio é o Vasco. O Cruzmaltino está em quarto, com 42 pontos, mas acumula três derrotas e apenas uma vitória nas últimas cinco rodadas. Com a má fase, o time carioca viu suas probabilidades de acesso caírem para 51,3% e concorrentes como Londrina e Sport diminuírem a distância na pontuação.
Londrina
Quinto colocado com 41 pontos, o Londrina está invicto há quatro partidas e vem de duas vitórias consecutivas na Série B. Atualmente, suas chances de classificação à elite do futebol brasileiro são de 29,8%.
Sport
Quem também vem de dois triunfos seguidos é o Sport. Com 40 pontos, o Leão da Ilha se mantém próximo do G4 e tem 18,3% de probabilidade de garantir o acesso à Primeira Divisão.
Tombense
, o Tombense ainda sonha com a possibilidade de disputar a Série A pela primeira vez. Sétimo colocado com 39 pontos, o Gavião-Carcará tem 14,2% de chance de classificação.
Ituano
Outro time que ainda briga por acesso na Série B é o Ituano. A equipe paulista está na oitava posição da tabela, com 37 pontos, e tem três vitórias e um empate nos últimos cinco jogos. Sua probabilidade de classificação à Primeira Divisão é de 12%.