×
EmSem categoria

O prazo para pagamento com desconto de 10% no IPTU de 2026 encerra nesta quinta-feira (12), a data também é o vencimento da primeira parcela para quem optar em pagar o imposto parcelado. A cobrança permanece válida, com suspensão restrita a casos específicos de imóveis territoriais que tiveram alteração de alíquota. 

Apenas uma parcela específica de imóveis territoriais – aqueles sem construções – que tiveram alteração de alíquota terão os valores revisados, sem prejuízo ao contribuinte. Para os demais casos, o calendário está mantido e o valor disponível para consulta nos canais oficiais é o que deve ser considerado para pagamento. 

O pagamento do IPTU está suspenso?

MS registra 79 casos confirmados de dengue – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Prefeitura de Bonito entrega novo ônibus escolar para reforçar a rede municipal de ensino – Prefeitura Municipal de Bonito

Não. O IPTU 2026 deve ser pago normalmente, a suspensão vale apenas para terrenos sem edificação que tiveram aumento de alíquota para deste ano. Esses casos terão os valores recalculados pela Secretaria Municipal de Fazenda. 

Quem deve pagar o IPTU até amanhã?

Devem pagar normalmente: 

Proprietários de imóveis prediais (casas, apartamentos, estabelecimentos comerciais); 

Agetran divulga interdições para o Carnaval 2026 – CGNotícias

Cidadania abre processo seletivo para analista de ações sociais com salário de até R$ 5,5 mil

Proprietários de terrenos que não tiveram alteração de alíquota, apenas atualização com base na inflação. 

O pagamento pode ser feito: 

 À vista, com 10% de desconto; 

 Ou de forma parcelada. 

O desconto para pagamento integral é válido somente até amanhã. 

O que está suspenso?

Apenas o pagamento do IPTU dos terrenos que tiveram aumento de alíquota neste exercício teve o prazo suspenso. Nesses casos, novas guias serão disponibilizadas após a correção dos valores. Até lá, o contribuinte enquadrado nessa situação não deve efetuar o pagamento.

O vencimento do parcelamento mudou? 

O vencimento da parcela que estava previsto para 10 de fevereiro foi prorrogado, e vence amanhã (12). É necessário emitir uma nova guia com a data atualizada pelos canais oficiais ou na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), para evitar multa por atraso. 

A Prefeitura orienta que a população entre no site https://iptu.campogrande.ms.gov.br/ para a emissão do novo boleto, não havendo a necessidade de deslocamento até a Central de Atendimento ao Cidadão. 

A taxa do lixo também foi suspensa? 

A taxa de coleta, remoção e destinação de resíduos sólidos domiciliares permanece mantida e integra o valor global do carnê. 

Como saber se meu imóvel está entre os casos suspensos? 

A consulta é simples e pode ser feita com o número da inscrição imobiliária:

 No site oficial do IPTU 2026: https://iptu.campogrande.ms.gov.br/ 

Pelo WhatsApp: (67) 99677-8623 

Ou na Central de Atendimento ao Cidadão. 

O secretário de Governo e Relações Institucionais, Ulysses Rocha, reforça que o sistema já indica a situação correta do imóvel. “O valor que aparecer quando você digitar a sua inscrição é o valor que você deve. Só vai estar diferente se o seu imóvel se enquadrar dentro daquele imóvel que é objeto da decisão judicial”, explica. 

Se o imóvel estiver entre os casos suspensos, o sistema informará e a nova guia será disponibilizada após a atualização dos valores. 

Onde tirar dúvidas? 

Os contribuintes devem utilizar exclusivamente os canais oficiais disponíveis no site do IPTU 2026, em https://iptu.campogrande.ms.gov.br/, ou da Secretaria Municipal de Fazenda. O atendimento também está disponível pelo WhatsApp: (67) 99677-8623.

A orientação é priorizar os canais on-line, deixando o atendimento presencial para idosos e pessoas com dificuldade de acesso à internet, evitando filas e reduzindo o tempo de espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *