Uncategorized

Rayan reencontra Fluminense após troca de provocações no 1º turno do Brasileiro

Rayan reencontra Fluminense após troca de provocações no 1º turno do Brasileiro

Rayan comemora gol do Vasco fazendo um gesto de “C” com a mão e Guga se revolta

Rayan viverá um capítulo à parte nesta segunda-feira, quando encara o Fluminense, pela 29ª rodada do Brasileirão. O jovem reencontra o rival com um histórico recente marcado por provocações de ambos os lados, mas, agora, com um status diferente no Vasco. Vice-artilheiro da equipe, o atacante vive seu melhor momento na carreira e é titular absoluto da equipe de Fernando Diniz.

O primeiro capítulo de provocações entre Fluminense e Rayan em jogos no profissional começou ainda em 2024, no clássico válido pela 22ª rodada do Brasileirão. O Vasco venceu por 2 a 0, mas uma discussão entre o atacante e o volante André viralizou nas redes sociais.

O ex-jogador do Tricolor puxou a camisa do jogador vascaíno para ler o nome do atacante, em tom provocativo. Na ocasião, os atletas do Vasco homenageavam os Dia dos Pais, e André chamou Rayan de Valkmar, nome de seu pai, que estava escrito nas costas do uniforme.

Comemoração com gesto de “C”

Já no Brasileirão de 2025, Rayan provocou a torcida do Fluminense na partida do primeiro turno. Depois do gol marcado por João Victor, que abriu o placar para o Vasco, o atacante se direcionou para a arquibancada tricolor e fez gesto com a mão formando a letra “C”, em alusão à Série C disputada pelo time das Laranjeiras, em 1999.

A provocação terminou em uma pequena confusão na linha lateral entre os jogadores dos dois times. Guga foi em direção ao atacante do Vasco, e os atletas trocaram empurrões.

“Sim, fiz um “C” sim. É uma provocação, é do jogo, clássico é assim mesmo”, disse Rayan na saída para o intervalo

Na sequência, o atacante confirmou à equipe de transmissão do Premiere que faz esse tipo de provocação desde as categorias de base e que faz parte de sua personalidade.

– Eu faço essa provocação desde a base, então, no profissional eu não vou mudar a minha personalidade, é assim mesmo. Clássico é sempre jogo quente, faz parte do futebol – concluiu o jovem.

“Famoso quem?”

O Fluminense venceu aquela partida de virada por 2 a 1 e devolveu a provocação ao jogador após o jogo nas redes sociais. O Tricolor lembrou justamente o episódio entre André e Rayan no ano passado com o vídeo e escreveu em tom provocativo:

– Famoso, quem? – disparou, com o vídeo da ocasião.

Depois do jogo, Fernando Diniz foi questionado sobre as provocações de Rayan na coletiva de imprensa e reprovou a atitude do jovem:

Diniz repreende provocação de Rayan em Vasco x Fluminense: “Gesto que cabe ao torcedor”

— Isso é um tipo de gesto que cabe ao torcedor. Eles fazerem isso, tudo bem. Mas nós, que estamos no meio do futebol, não devemos fazer. O Rayan é um jovem, não tem por que esse tipo de coisa. Eu discordo e vou falar com ele que não tem necessidade desse tipo de coisa.

Em entrevista exclusiva ao ge nesta semana, Rayan comentou sobre os episódios com o rival:

— Foi um momento do jogo, momento quente, que faz parte do jogo. Não vou fazer de novo porque é do jogo, mas eu creio que vou fazer um jogo bem legal e vai ser bem interessante. Vamos enfrentar eles no Brasileiro, mas o jogo que esperamos é o da Copa do Brasil.

— Eu enfrentei muito o Flamengo na base, mas o Fluminense eu enfrentei até mais. É um jogo sempre quente, ainda mais porque é clássico. É importante para nós.

Novo status no Vasco

Muita coisa mudou para Rayan desde então. Com Fernando Diniz, o atacante mostra a cada jogo mais confiança e teve uma ascensão meteórica, a ponto de se tornar o grande destaque da arrancada do Vasco no Brasileirão. Desde a estreia do treinador, nenhum jogador vascaíno marcou mais vezes que o jovem camisa 77. São 12 gols sob comando do treinador de um total de 15 gols na temporada.

No início de sua passagem, o treinador pediu para que a diretoria não vendesse o atacante na última janela de transferências e destacou o potencial não explorado de Rayan – na visão de Diniz, um “jogador raríssimo”, que poderia se valorizar muito mais com o tempo de trabalho.

Pouco mais de cinco meses depois de sua chegada, o discurso de Diniz agora é outro: seleção brasileira para Rayan. Na coletiva de imprensa após a vitória sobre o Fortaleza, em que o jogador foi o autor do gol que abriu o placar, o treinador novamente rasgou elogios ao jovem:

Diniz elogia Rayan: “Jogador mais completo do Brasil”

— Acho que o Rayan, muito claramente, é um jogador muito diferente. Considero ele, talvez, o atacante mais completo do futebol brasileiro. É um jogador que consegue jogar dos dois lados do campo, jogar de 10 e jogar de 9 com a mesma desenvoltura. É grande, canhoto, rápido, jovem, que não precisa tomar distância da bola para chutar e chuta de qualquer distância a bola no gol. Tem muita intimidade com o gol. Um atacante completo, um cara que, para mim, merece ser olhado com muito carinho pela Seleção. Porque é muito talentoso e tem um potencial gigantesco.

Com dez gols marcados no Brasileirão, Rayan é o vice-artilheiro do time no torneio, atrás apenas de Vegetti, com 12. Essa é a primeira vez que o Vasco tem dois jogadores que balançaram as redes pelo menos dez vezes no campeonato desde 2011.

O novo capítulo entre Rayan e Fluminense acontece na próxima segunda-feira, às 19h30 (de Brasília), pela 29ª rodada do Brasileirão. O clássico é um passo importante para o Vasco encostar no pelotão de cima da tabela. A equipe vascaína ocupa a nona colocação, com 36 pontos, e está a cinco pontos de distância do próprio Tricolor, sétimo colocado, com 41.

Fonte: ge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *