Estudante de computação foi o responsável por indicar Maxime Dominguez ao técnico do Gil Vicente Sábado, 14/09/2024 – 09:36 O Vasco poderá promover a estreia de um reforço no domingo, contra o Flamengo. Maxime Dominguez vem treinando no CT Moacyr Barbosa e está apto a jogar pelo time no Brasileirão. O suíço estava no futebol português, onde foi descoberto por uma iniciativa de um estudante de computação.
Um dos primeiros atos de Maxime ao ser contratado pelo Vasco foi mandar uma mensagem de gratidão a uma pessoa importante na sua carreira: o técnico Vitor Campelos.
Vitor foi o primeiro técnico de Maxime no Gil Vicente, clube que o tirou da Polônia e o contratou para disputar a liga portuguesa, onde o suíço chamou atenção do Vasco após uma boa temporada.
Até aí você pode achar que a história da contratação de Maxime Dominguez é algo casual, como outra qualquer. O treinador indicou, e o jogador foi contratado. Mas não foi bem assim. A história envolve um estudante de computação e uma mensagem despretensiosa no Linkedin, rede social de empregos.
Vitor Campelos não conhecia Maxime Dominguez. Até que o treinador recebeu uma mensagem no Linkedin de um estudante de computação chamado Manoel. O jovem havia feito um sistema de análises e gostaria de apresentar ao então treinador do Gil Vicente.
O técnico português, então propôs, um desafio a Manoel: encontrar um meio-campista para a equipe. O relatório do estudante de computação continha alguns jogadores, entre eles o reforço do Vasco, quem mais chamou atenção do treinador português.
Um conhecido do português foi importante no desenrolar da história. O técnico já havia trabalhado no Irã, e um de seus atletas, Flávio Paixão, jogava na liga polonesa e iria enfrentar Maxime. Vitor perguntou sobre o jogador e gostou do que ouviu.
— Por curiosidade, um jogador meu que atuou no Irã jogava na Polônia. Eles iam se enfrentar na Polônia, pedi para arranjar o contato dele. Ele jogava numa equipe que tinha subido da segunda divisão, e o treinador havia alertado que ele (Maxime) era o jogador mais interessante da equipe — disse Vitor em entrevistas passadas.
Ao procurar informações sobre Maxime, Vitor Campelos soube que o suíço estava em negociações avançadas com o Raków Częstochowa, clube que seria campeão polonês ao fim da temporada. Mas, por uma troca de técnico, a contratação melou, e o caminho para o Gil Vicente ficou aberto. O time português foi atrás do suíço e realizou o negócio.
— Tecnicamente, é um atleta muito evoluído. Apesar de não ser um jogador muito forte, é muito rotativo, dinâmico. É competitivo. Ele percebe o jogo muito bem. Pode jogar como 8, 10 ou ala. Acho que rende mais de 8, porque está sempre em contato com a bola. Não é um jogador vertical, é um jogador de jogo associativo — explicou o treinador.
Com Maxime à disposição do técnico Rafael Paiva, o Vasco enfrenta o Flamengo neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã.
Fonte: ge