foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Rival do Atlético, América trabalha com objetivo de Libertadores e somou cinco pontos a mais que o Galo nos últimos dez jogos
Em má fase, o Atlético também observa o crescimento da maior parte de seus concorrentes na briga por uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Desde o retorno de Cuca ao comando técnico, o Galo só venceu um jogo na Série A do Campeonato Brasileiro.
Saiba mais
No recorte das últimas dez rodadas do Brasileirão, o Atlético tem apenas o 13° desempenho, com 12 pontos conquistados – três vitórias, três empates e quatro derrotas. A campanha é idêntica, por exemplo, à do Cuiabá, que integra a zona de rebaixamento.Em termos de comparação, o nesse período é inferior ao de todos os concorrentes diretos a uma vaga na Libertadores – do líder ao 12° colocado.Se tomarmos Palmeiras (líder, com 50 pontos) e Flamengo (vice-líder, com 43) como os principais postulantes ao título da Série A, Fluminense (3°, com 42), Corinthians (4°, com 42), Internacional (5°, com 42) e Athletico-PR (6°, com 39) podem ser considerados como as maiores ameaças aos planos do Atlético.Nos últimos dez jogos, os quatro concorrentes mais evidentes superaram o desempenho do Atlético. Em ascensão com Fernando Diniz, o Fluminense somou 21 pontos de 30 possíveis. O Internacional somou 18, enquanto o Corinthians fez outros 16. Quem mais se aproxima da campanha recente do Galo é o Furacão, que anotou 15 dos 30 possíveis.
Novos concorrentes na briga
Atrás do Atlético na tabela, novos opositores como Santos (8°), América (9°) e Goiás (10°) também se colocam como postulantes à Libertadores. O Galo é o 7°, com 36 pontos, mas tem só dois de vantagem para o Peixe e quatro de frente para o Coelho e para o Esmeraldino.Entre eles, o que faz a melhor campanha no recorte dos últimos dez jogos é o rival América, que somou 17 pontos. Santos e Goiás, com 15 pontos cada, também superam o . Há ainda outros concorrentes, esses mais distantes, que também vêm de uma fase melhor que a do Atlético no Campeonato Brasileiro. São eles: o Fortaleza (12°, com 30 pontos), que somou 20 nos últimos dez jogos, e o RB Bragantino (11°, com 31), que anotou 13 neste mesmo período.Os números ligam um alerta na Cidade do Galo. Caso os resultados positivos não retornem imediatamente, o projeto do Atlético de inaugurar a Arena MRV em 2023 com participação na Copa Libertadores da América estará seriamente comprometido.